terça-feira, 30 de maio de 2006

Liberdade versus Democracia...

Diálogo entre a Liberdade e a Democracia:
-Coexistimos no mesmo espaço. - disse a Liberdade.
-Pois, e é por isso que temos de nos saber respeitar.-afirmou a Democracia.
-Precisamos uma da outra. Eu preciso das tuas regras e condutas, preciso do teu braço firme que me diz quando estou a violar os direitos dos outros.
-Eu preciso da tua capacidade de imaginar, de sonhar, de quereres construir um mundo de aceitação.
-Eu sei. Somos importantes uma para a outra.
-Somos capazes de, juntas, apreciar a segurança que damos às nossas obras de arte, as pequenas criaturas que espalham a maldade no mundo.
-Concordo. Querem impor os seus desejos e vontades e não reparam que podem estar a interferir na vida dos seus iguais.
-É triste constatar isto. O mundo dos Homens é regido pela maldade e pelo egoísmo.
-Parece que estamos na selva...
-É aqui que vivemos e, por isso, temos de nos adaptar. Contudo, podemos fazer algo para mudar isto...
-A nossa simples presença é capaz de evidenciar a tolerância e o respeito.
-Porém, isso não acontece... Somos ignoradas, vilmente desprezadas...
-Sinto-me tão triste quando isso acontece...
-Eu também... Sinto-me humilhada. Fico sem forças...
-Mas também é verdade que o oposto também acontece...
-Sim. E um sorriso espelha-se nos nossos rostos...

Sem comentários: