sábado, 6 de maio de 2006

Tradição e cultura popular portuguesa

Anos e anos de tradição, de história. A música preenche os espaços vazios, tornando-os plenos de magia, de glória. Um povo que sempre foi sofredor, esforçado e unido pode reviver um passado, transformando-o num presente e projectando-o para um futuro. Assim é a cultura portuguesa: alegre, dinâmica, humilde, tal como o povo.
A expressão "já dizia o povo..." está patente no nosso quotidiano. E é por isso que a tradição e a cultura popular portuguesa estão vivas! Ainda permanecem no interior de cada um, são um marco e, talvez, um porto seguro.
A tradição foi colocada em segundo plano, apesar de ainda estar viva. As mentalidades mudaram um pouco, tornaram-se mais abertas e receptivas. Porém, é inegável que o povo português sempre foi, também, muito severo e céptico. Claro que tudo isto é perceptível; a História da terra lusa é o retrato vivo dessa realidade. É preciso acreditar que as coisas ainda podem mudar mais, o povo pode unir-se mais, ser uma equação, onde predomine o equilíbrio e a lógica.
A cultura do sábio e sofrido povo pode ser alargada, conhecer outros horizontes e dimensões. O sol não se põe no mesmo local... É preciso inovar, adquirir um espírito jovem, projectar, sonhar...
É preciso criar, inventar, disparatar, errar, aceitar, questionar... Tudo é preciso...Nada é preciso...
E tudo porque, um dia, alguém se lembrou de fundar uma pequena "aldeia" chamada Portugal...

Sem comentários: